sábado, 7 de novembro de 2009

Racismo.

Definição de racismo, segundo a ONU

1- Ideologia que justifique a dominação étnica de um grupo sobre outro.
2- Ato de domínio de um grupo étnico sobre outro.
3- Proibir individuo pertencente a um grupo de exercer sua cidadania plena (direito a votar, ser votado, ter sua fé, ter saúde, educação, emprego justo, com salário justo, ir e vir, expressar-se na cultura de sua etnia (as) e etc.


Venho pesquisando muito nos últimos dias sobre o racismo. Tenho olhado comunidades, blogs e alguns sites sobre tal tema. Algo que vem sendo muito discutido hoje em dia. O fato é que tudo isso não passa de todos querendo ser melhores que os outros.
As pessoas usam muito como “argumento”: Um negro pode sair na rua com uma camisa 100% negro e em hipótese alguma vão o julgar por racismo. Um branco se usa uma camisa querendo mostrar o orgulho pela sua raça vai ser julgado como um racista. O fato é que, no passado o branco não foi explorado, desmoralizado e desvalorizado como um negro e então ele não tem que estampar um orgulho que ele nunca perdeu. Não adianta ninguém se revoltar e dizer que ninguém vive de passado, porque TODOS nós vivemos de passados, pois, se hoje sabemos falar é porque aprendemos no passado, se sabemos comer e porque isso vem do passado, então até o que fazemos há um minuto foi passado. Não estou aqui defendendo nenhuma etnia, NÃO é isso. Sou branca com sangue de negro e tenho orgulho disso, o que eu quero mostrar é que somos todos iguais hoje (como sempre fomos), e que essas brigas entre “raças” não levam ninguém a nada, parem de ser idiotas. Isso tudo que acontece hoje é culpa da sociedade (ou seja, nós) que escolhem líderes que não sabem governar e acabam marginalizando, porque sim pobreza leva à marginalização de certa forma, e como falta oportunidade para negros (ainda), eles acabam entrando nessa da marginalização também. Se vocês repararam antes das cotas, 98% dos universitários eram brancos e 2% eram mestiços e negros. Vai me dizer que essas pessoas que não tiveram oportunidade de cursar uma faculdade vão ter oportunidades, futuramente? Consequentemente vão fazer o quê? Partir para marginalidade é lógico.
Bom, por hoje é só!
Beijos da Thatá =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário